Main

Como ganhar dinheiro com um congresso na Bahia em 2017

Congressos são muito importantes para as pessoas que procuram adquirirem conhecimento sobre determinado assunto, já que cada evento é segmentado por público e ensinamento.

Ao final de cada congresso, os participantes sempre recebem certificados por terem participado daquele determinado encontro. Com isso, os congressos também são utilizados como uma forma de educação ou renovação de conhecimento, visando aprimorar o conhecimento técnico de profissionais de uma determinada área.

Mas para quem está organizando um congresso em uma região do Brasil pode ser perguntar como ganhar dinheiro com um congresso na Bahia em 2017, por exemplo? Vamos te ajudar com este assunto.

Escolha um tema rentável de acordo com a região do congresso

A primeira ideia que você precisa ter, até mesmo antes de pensar em como ganhar dinheiro com um congresso na Bahia em 2017, por exemplo, é qual será o tema deste evento.

O ideal é que ele fale de um assunto mais rentável, não é mesmo? Então, se pensarmos na Bahia, quais são as coisas ideias que passam pela sua cabeça? Podemos pensar em temas voltados ao turismo, hotelaria, gastronomia e festas, muito mais.

Como ganhar dinheiro com um congresso na Bahia em 2017

Depois de escolher o tema, você precisará montar estratégias de como realmente fazer o evento acontecer e ainda ganhar dinheiro. Você deve encontrar empresários, estabelecimentos e até mesmo a prefeitura. O importante é que eles tenham a ver com o tema que será abordado no congresso.

Vamos usar o exemplo de congresso de voltado ao turismo, que é bem relevante quando estamos falando de como ganhar dinheiro com um congresso na Bahia em 2017, para te dar dicas de como faturar:

  • Encontre Hotéis – Por ser um assunto relevante feito em uma cidade muito turística, muitos hotéis vão querer participar do seu evento. Então, você poderá cobrar para que a propriedade tenha um espaço em algum local do Congresso.
  • Ministério do Turismo – O governo e prefeitura também podem ser de grandes potenciais para te ajudar a ganhar dinheiro, já que a Bahia é o estado do Nordeste que mais recebe turistas. Com certeza eles vão investir no seu evento.
  • Encontre palestrantes famosos – Se a agenda do seu evento contar com palestras relevantes, você terá o número de inscrições esgotadas, certo? Com isso, conseguirá faturar com o seu Congresso.

Independente do tema é legal você tentar uma parceira com agência de turismo, pois geralmente os congressos atraem pessoas de todos os lugares. Ela poderá oferecer pacotes especiais já com o valor da inscrição. Você poderá pedir uma porcentagem e ajudar a divulgar estes pacotes no site do congresso, por exemplo.

Venda produtos personalizados do congresso

Além dos itens básicos que já falamos de como ganhar dinheiro com um congresso na Bahia em 2017, você também pode ampliar o seu lucro com produtos relacionados ao evento.

Veja algumas ideias:

  • Após o evento ou até mesmo no final, você poderá disponibilizar todo o material para quem quiser comprar. Este material pode ser físico ou digital.
  • Que tal fazer itens personalizados do congresso? Todo mundo gosta de levar uma lembrancinha, não é mesmo? Poderia ter disponível para venda: camisetas, canecas, canetas, calendários, etc. Ou até mesmo Itens que sejam relevantes ao tema, como por exemplo continuando no congresso de Turismo, uma tag para malas personalizada.

Como organizar um congresso?

Preparar um evento é uma tarefa que precisa de uma organização. Por isso, depois que você já descobriu como ganhar dinheiro com um congresso na Bahia em 2017 vamos te dar umas dicas de como organizar tudo isso.

  • Faça um planejamento – Dentro desta etapa temos que incluir a parte de estudo de melhor data para realizar o congresso, lista de palestrantes, o local deve ser acessível a todos, estrutura que você precisará para que o evento seja um sucesso, captação de patrocinadores, etc.
  • Monte uma estratégia de divulgação – Elabore uma boa divulgação com as principais informações do congresso, como por exemplo, local, horário e convidados. Pode ser feito um site para ter mais alcance na sua divulgação, use as redes sociais, faça panfletos, comerciais na TV. O mais importante é você fazer esta divulgação para atingir o público certo do seu congresso.
  • A execução é fundamental – Não adianta nada se fizermos um bom planejamento, mas no meio de executá-lo fazer tudo errado, não é mesmo? Por isso, esta etapa é fundamental para o sucesso do evento. Faça com o que a recepção das pessoas seja tranquila e sem tumulto, seja pontual nas palestras, ofereça um coffee-break de qualidade, etc.
  • Última etapa: a finalização – As pessoas que frequentam congressos estão acostumadas a participar desta etapa final porque é nela que eles chegaram a conclusões sobre os temas que forem discutidos. Por conta disso, o presidente do congresso precisa interceder nas ações e ficar esperto nos procedimentos de acordo com os protocolos.

E então, preparado para ganhar dinheiro com um congresso na Bahia em 2017?